sábado, 6 de agosto de 2011

Uma voz que não se pode calar!

Preciso começar pedindo desculpas para meus poucos leitores, acostumados com minhas divagações sobre a vida e as coisas que a cercam. Peço desculpas pois desta vez estou usando este espaço para tentar corrigir uma injustiça cometida pelo Facebook, que acatou um "report" sobre um de meus textos e sumariamente o excluiu daquele site.

O texto em questão tinha o título de: "Como nos tempos da Ditadura Militar", e se propunha apenas a discutir e fazer uma breve análise sobre o posicionamento do Coordenador do Curso de Turismo quanto a colocação de alguns alunos que se demonstraram insatisfeitos com a coordenação. Lá no Facebook, o tema surgiu em um evento criado POR ALUNOS, chamado "FICA RACHID (TURISMO E HOTELARIA). Tal evento tem como objetivo dar apoio e manifestar o desejo dos alunos dos cursos citados pela permanência do Professor Adilson Portugal Rachid como docente.

Como toda e em qualquer manifestação, muitas vezes outros temas surgem e são trazidos ao debate, e foi justamente o que aconteceu. A insatisfação de alguns alunos quanto a coordenação do curso e em específico quanto ao Sr. Coordenador foi expressa de forma clara, e vale dizer: não ofensiva a sua honra. Acredito que qualquer pessoa que ocupa uma posição de liderança e coordenação deve estar preparada para receber críticas, tanto positivas quanto negativas.

Foi justamente neste ponto que centrei o meu escrito, pois para minha (desagradável surpresa) o Coordenador do curso rebateu as críticas feitas usando de ironia e arrogância, em resposta à aluna ele diz: "Se você pensa assim,sugiro que procure urgente outra Instituição de Ensino,para estudar... Sinta-se ,por favor,no seu direito de procurar outra universidade"onde o coordenador não afunda o curso!". Assim como no tempo da Ditadura Militar, quando o poder instituido não podia ser questionado, e àqueles que o faziam eram silenciados pela força da morte, ou então deportados do país, me parece que o Coordenador vê como opção mais simples, convidar os alunos a deixarem a Instituição, muito mais simples do que olhar para o próprio umbigo e se questionar, muito mais simples do que abrir um canal para diálogo, para discussão.

Feito este paralelo entre os Ditadores e a atitude do Coordenador, também me chamou atenção quando o mesmo diz: "
Não tenho nenhum apego pelo cargo de coordenador mas aqui estou há 18 anos coordenando o Turismo". Sim Senhor Coordenador, a maior parte dos Ditadores espalhados pelo mundo também diriam que não tem nenhum apego a seus Governos, mas estão lá por muitos e muitos anos. Me questiono se esta é uma atitude egoísta ou altruísta?!?! Devemos todos então agradecer por sua boa vontade que ao longo de 18 anos se submeteu a ocupar o cargo de Coordenador?

A disposição de diálogo e a aparente incapacidade do Coordenador em aceitar a voz de terceiros me é tão evidente e fica absolutamente comprovada quando este tenta justificar a impossibilidade do Professor Adilson Portugal Rachid em permanecer como docente dos cursos de Turismo e Hotelaria. A melhor resposta que o Coordenador conseguiu encontrar foi: "
aumentar sua carga horária no curso de direito, o que trouxe uma incompastibilidade com o horário de turismo e hotelaria". Ora meu caro Coordenador, qualquer pessoa com um mínimo de capacidade lógica chegaria a conclusão mais óbvia nesta sua colocação: O Professor Rachid aumentou a carga no curso de Direito apenas para não ter horários disponíveis para os cursos de Turismo e Hotelaria? Ou será que aumentar a carga horária no curso de Direito não reflete a insatisfação do mesmo com a Coordenação do curso de Turismo? Mas tenho plena certeza de que este questionamento não lhe passou pela cabeça não é mesmo? Ou quem sabe, assim como o senhor fez com a aluna que lhe criticava também o fez com o Professor Rachid e lhe disse que ele era livre para sair da Instituição?


Enfim, meus caros. Tentei reproduzir o que já havia sido dito. E continuo afirmando e acreditando que a VOZ DOS ALUNOS se fará valer, assim como temos visto a voz do povo ecoando contra ditadores mundo a fora!!!!!

Um comentário:

xande disse...

adorei... leva essa questão à reitoria.
uma pessoa assim não pode ter o cargo q tem...