Mais um momento cultural... ainda que sem muita utilidade, e de pouca relevância, mas precisava dar sequência à minha mania por listas...
AS DOZE DIVINDADES DO OLIMPO
01- Zeus (Jupiter) - a maior divindade do Olimpo, era representado com traços de homem maduro, robusto, de semblante grave e majestoso, coroado por folhas de carvalho. Seus atributos são o raio, o cetro e a águia.
02- Hera (Juno) - era venerada como protetora de todas as esposas e mães, a quem ajudava nos partos. É representada como jovem e bela mulher, severa e casta. Veste uma longa túnia eum véu. Tem na cabeça um diadema. Na mão, traz o cetro, em cuja ponta há um cuco e uma granada (pedra preciosa), simbolo do amor conjugal e da fecundidade. Seu pássaro preferido é o pavão, em cuja cauda a deusa colocou os olhos de Argo.
03- Hefestos (Vulcano) - deus do fogo. Era representado como um jovem imberbe. Mais tarde, passou a ser retratado sob os traços de um ferreiro de certa idade, feio e barbudo, de peito nu e pele luzidia de suor. Tem a cabeça protegida por um gorro e empunha um martelo e tenazes.
04- Atena (Minerva) - deusa guerreira e intimamente ligada ao elemento úmido, tido como a força fecundante da natureza, tornou-se também uma divindade da agricultura. Deusa da razão. Os atributos de Minerva eram a lança, o capacete e a égide, em cujo centro estava fixada a cabeça da Medusa. Seu animal e planta favoritos eram a coruja e a oliveira.
05- Apolo (Febo) - Deus da luz. É representado sempre jovem, formoso, sem barba e geralmente nu; quando assume a atribuição específica de deus das artes, aparece vestido com longa túnica.
06- Ártemis (Diana) - deusa cruel e vingativa, atribuem-se-lhe mortes súbitas, bem como aquelas ocorridas durante o parto. É representada num carro puzado por dois touros, com um archote na mão e uma lua crescente sobre a testa. Em Éfeso, onde estava seu mais célebra santuário, era tida como deusa da fecundidade; ao invés de recusar-se ao amor, entrega-se a ele e, com seus múltiplos seios, nutre os homens e a terra.
07- Ares (Marte) - deus da guerra. Inicialmente era representado como um guerreiro barbudo, de capacete de alto penacho e revestido de pesada armadura. Mais tarde, figuravam-no sob a forma de um jovem seminu, cujos únicos atributos de guerra eram o capacete e a lança.
08- Afrodite (Vênus) - Em esculturas antigas, Vênus aparece inteiramente vestida. Mais tarde, os artistas passaram a mostrar algumas partes do seu corpo, até que, por fim, representaram-na inteiramente nua. Entre os vegetais, eram-lhe consagrados a rosa, a maçã e o mirto; entre os animais, a pomba, o bode, a concha, o delfim e a tartaruga.
09- Dionísio (Baco) - Deus do vinho e da embriaguez, da colheita e da fertilidade. Os gregos consideram Baco protetor das belas-artes, em particular do teatro, originado nas representações que faziam por ocasião das festas em honra ao deus.
10- Hermes (Mercúrio) - De protetor das estradas, Mercúrio passou a deus do comércio e dos ladrões, invocado como propiciador de riquezas. É representado como um jovem nu ou vestido com uma túnica curta. Tem na cabeça um chapéu de largas abas ou cônico, adornado com pequenas asas. Calça sandálias aladas e segura às vezes uma bolsa, símbolo dos lucros no comércio. Entre seus atributos destaca-se o caduceu. Seu animal consagrado é o galo.
11- Deméter (Ceres) - protetora do matrimônio e era ligada aos ritos fúnebres. Na época do Império, foi venerada especialmente como a deusa das colheitas e da germinação. Suas lendas constituem transposição das de Deméter.
12- Poseidon (Netuno) - obteve a supremacia sobre o reino do mar. É representado com o tridente e sobre um carro puxado por cavalos brancos; cerca-se de seres marinhos de toda espécia.
Os nomes entre ( ) são os respectivos romanos... VOCÊ SABIA????